quarta-feira, 4 de abril de 2012

E a palavra chave é: cultivar

Sim. Cultivar.

É muito mais difícil "manter" do que "conseguir".

Uma das experiências mais simples na vida de uma pessoa tem se mostrado uma tarefa extremamente árdua no meu dia-a-dia: manter meu quarto arrumado. Passei grande parte do meu final de semana apenas colocando as coisas em ordem. Tenho muita tralha. Muita coisa que não uso mais, mas que guado porque "um dia eu posso precisar". Nisso eu vou acumulando e acumulando e acumulando.

Depois de tanto trabalho, dormi. E acordei com a proposta de tentar manter meu quarto o mais arrumado o possível. Tenho tentado lavar toda a minha louca antes de dormir. Evito deixar lixo sobre a mesa e coloco todos os eletrônicos em uma mesma caixinha. Coisas pequenas. Mas é engraçado como é difícil manter.

Da mesma forma, é tão fácil conquistar alguém. Posso estar sendo bastante prepotente aqui, mas é verdade. Conquistar uma pessoa é mais simples do que parece. Um sorriso sincero. Gentileza. Educação. Demonstrar segurança. Coisas simples e que fazem com que várias pessoas sejam cativadas por ti. Mas por quanto tempo?

Muita vezes saímos jogando sementes por todos os lados e esperamos que as plantas cresçam sozinhas. Entretanto, se não as regarmos, elas podem até desabrochar algum dia. Mas não
durarão muito tempo. A grande maioria das sementes morrerá antes mesmo de romper sua casca
ou de aparecer sobre a terra.

E o engraçado é como esta analogia se aplica a muitos casos. O exemplo citado acima fala de pessoas. Como jogamos sementes querendo algum parceiro ou parceira mas, muitas vezes, saímos com várias pessoas ao mesmo tempo e não nos permitimos conhecer nenhuma delas bem.

Outras vezes, temos os sentimentos. Uma relação de amor ou amizade também precisa ser cultivada. Se não forem mantidos, alguns sentimentos perderão sua identidade e virarão apenas saudades ou nostalgia.

Essa é uma lição forte pra mim. Na teoria, eu penso bastante nela. Mas na prática, ainda procuro ser aceito por tudo e por todos. Sim. A palavra chave, aqui, é "aceitação". Mas isso fica para o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário