segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Onegaishimasu

Semana passada, não sei porquê, fiquei muito na fissura de treinar pra valer. Ultimamente muita coisa tem acontecido e monstros gigantes tem surgido na minha vida. Tenho sentido a necessidade de subir mais um degrau. Subir de nível, em vários aspectos.

Em momentos como esse, o Ninjutsu tem me ajudado um bocado. Muito mais do que treinar meu corpo, eu tenho treinado meu Espírito. Para muitos pode parecer besteira, mas eu saio sempre muito diferente dos meus treinos.

*Quase sempre morto! Huahuahua!*

Foi numa dessas de querer treinar com o espírito mais concentrado que eu percebi que precisaria da ajuda do resto do pessoal que treina comigo pra conseguir alcançar tal objetivo. Se o uke, pessoa que recebe a técnica, não sabe relaxar e receber um golpe, o tori, aquele que aplica a técnica, não consegue executar um movimento com precisão.

Num dos últimos treinos, eu até que estava bem concentrado. Mas o uke não. Resultado. O treino não rendeu muito pra mim. Fiquei pensando então numa forma de motivar o uke.

Aí que veio a palavra ONEGAISHIMASU na minha cabeça. "Onegaishimasu" é uma palavra japonesa utilizada em quase todas (pra não dizer todas) as artes marciais de mesma origem. O sentido literal desta palavra é "por favor". Seria o significado encontrado no dicionário. Entretanto, dentro do dojo (local de treino), esta palavra pode ter vários significados.

Em geral ela é dita antes do treino começar ou antes de treinar-se uma técnica com algum companheiro.

Hoje é mais que claro pra mim que, se uke não ajuda, tori não aprende. Ou seja, se um não ajudar o outro, ninguém conseguirá aprender nada. Óbvio, de certa forma. Assim eu comecei a dizer "onegaishimasu" de uma forma mais profunda.

Talvez eu não tenha mudado nada na entonação de voz ou na inclinação feita costumeiramente ao dizer esta palavra mas dentro de mim eu sinto algo mais forte. Quando eu digo "onegaishimasu" eu realmente peço humildemente que a pessoa me ensine, me ajude.

Espero que os meus companheiros de treino entendam algo do tipo logo também. Pois preciso deles pra ficar mais forte.

2 comentários:

  1. Artes marciais em geral ajudam bastante a ter um ótimo controle da mente em situações desesperadoras, não?
    Mete porrada neles se ninguém entender o recado =P Hehehe

    ResponderExcluir
  2. Bruno vc tem toda a razão, se o uki não ajuda, tori por sua vez não aprende!!

    Mais uma vez "onegaishimasu" pelas dicas que vc anda me passando, noto que esta dando resultado ando mais leve e me cansando menos!!!

    Mauricio

    ResponderExcluir