sábado, 12 de setembro de 2009

Um dia alguém me disse...

... que gostava de gatos pois eles não brigam com a realidade. E é real. Para os que ainda não sabem, eu tenho uma gata aqui em casa. E, por diversos motivos, eu costumo observar o comportamento dela.

E é engraçado como era realmente parece não brigar com a realidade. Obvio, ela mia quando está com fome. Ela mia quando quer carinho. Às vezes chega ao ponto de incomodar e me dar uma vontade de dar uma voadera nela. Mas, por exemplo, ela não fica desesperada quando é aprisionada no quarto. Ela mia uma, duas, três vezes. Isso se percebe que tem alguém perto, ou seja, quando é possível fazer-se algo. Quando a gente se afasta, ela simplesmente se aquieta e vai dormir na cama.

Ok. Provavelmente não fui claro naonde quero chegar. Muitas pessoas falam que a gente não pode se conformar com certos fatos, ir à luta até conseguir o que a gente quer. Mas, sendo bem realista, existem certas coisas que acontecem contra o nosso desejo. Ou coisas que desejamos e que não acontecem. Nessas horas, a "não aceitação da realidade" só traz tristeza.

Porque ficamos triste com o término de um namoro ou de um relacionamento. Pois não queríamos que ele acabasse. Aconteceu algo oposto ao desejado. Logo, temos sofrimento.

Quando algum parente próximo fica doente. Doença é uma das coisas mais naturais. Todos adoecem de alguma coisa e morrem. Poucos são os que morrem de velhice mesmo. Mesmo assim, não aceitamos o rumo natural das coisas e sofremos.

Obvio... eu sei que não é facil. E certas coisas ainda me machucam e muito. Mas a aceitação da realidade é uma prática. Não apenas para evitar sofrimento mas também pra crescer. Evoluir.

Esse conceito de "aceitar a realidade" me ajudou a não enlouquecer aqui em São Paulo. Para quem tem acompanhado de perto as coisas que acontecem comigo, sabem bem o que eu passei e sabem que não estou exagerando.

E essa semana aconteceram mais alguns eventos do tipo. E engraçado que a prática leva ao comportamento natural. Consegui aceitar tranquilamente coisas que meu ego não permitiria e isso gerou uma harmonia grandiosa em um certo ambiente. Fiquei feliz de ter percebido essa evolução.

Evoluir não é algo que acontece sem esforço. Exige prática e força de contade. Crescer, superar os problemas... ninguém disse que seria fácil.

2 comentários:

  1. Que legal...nunca havia reparado nesse comportamento dos gatos... mas irei perceber daqui para frente... abraços Mlk!

    Rapha Toller

    ResponderExcluir